Economia Circular

O que é?

A Economia Circular é uma outra forma de ver seus resíduos, analisando-os de maneira minuciosa e entendendo quais componentes são possíveis de reciclar. O principal objetivo desse modelo econômico é fazer com que os seus resíduos sejam processados e voltem para sua própria empresa em forma de um bem durável que possa ser reutilizado em sua cadeia produtiva.

 

Além desta destinação, também é possível desenvolver outros bens duráveis com foco em sua cadeia de negócio, podendo ser destinados a seus fornecedores e clientes. Ao fazer com que esses novos itens circulem em sua economia, estabelece-se o ciclo da Economia Circular.

Por que utilizá-la em minha empresa?

Além dos evidentes benefícios para o meio ambiente e para as comunidades, já que a Economia Circular permite que menos recursos sejam retirados da natureza na criação de novos produtos, há um aspecto econômico significativo. Com a maior atenção das nações e grandes empresas às questões ambientais e às terríveis consequências caso os hábitos de produção e consumo humano se mantenham, há um intenso movimento de mudança rumo a negócios sustentáveis e responsáveis ecologicamente. Com isso, há maiores investimentos em empresas que repensam suas cadeias produtivas e inovam para dar melhor destinação aos seus resíduos. Portanto, qualquer empresa que inicie uma reestruturação de sua cadeia produtiva tendo em vista a Economia Circular terá uma vantagem em relação a outras empresas, pois estará gerando mais capital com menos recursos e estará seguindo os passos de importantes empresas multinacionais, abrindo possibilidade de receber  investimentos adicionais em função de sua iniciativa.

Para iniciar o processo de Economia Circular, clique no botão abaixo: